Quem são os brasileiros na Premier League?

Sabemos que os jogadores brasileiros são considerados os mais talentosos e, por consequência, os mais procurados para as maiores equipes do mundo. Em cada grande liga dezenas de brasileiros desfilam com sua categoria e habilidades. E, apesar de por muito tempo terem resistência, a Premier League – agora e cada vez mais – é um desejo dos grandes jogadores brasileiros e também das equipes inglesas. 

Maior campeonato nacional do mundo, a temporada 2019/2020 da Premier League começa no dia 09 de agosto. Vinte equipes disputarão, em 38 rodadas, as partidas mais emocionantes e equilibradas de toda a Europa. Com suas equipes cada vez mais estreladas, os brasileiros são parte desta constelação.

Histórico de brasileiros na Premier League

Até algumas edições passadas eram poucos os brasileiros que atuavam na Premier League. E se, nos últimos anos esse número aumentou, muito foi por causa de alguns desbravadores que enfrentaram preconceito e resistência ao jeito brasileiro de atuar. Entre eles citamos aqui Juninho Paulista, considerado o maior camisa 10 da história do Middlesbrough. Em 1995 era um dos melhores jogadores no Brasil, atuava no São Paulo, e foi brilhar na Inglaterra contratado por milhões.

Porém, o jogador brasileiro que quebrou todas as barreiras no campeonato inglês foi outro. Até ser campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, Gilberto Silva era um desconhecido. Após o título mundial foi contratado Arsenal, onde atuou de 2002 a 2009. Em 245 partidas se tornou uma lenda nos Gunners. Desde então, cada vez mais brasileiros desembarcaram na Terra da Rainha.

No total, 79 brasileiros já atuaram na Premier League. Lucas Leiva, Gomes, Ramires e Phillipe Coutinho são alguns dos nomes que também já escreveram sua história na competição.

Os brasileiros na temporada 2018/2019?

Na última temporada 22 brasileiros atuaram na Premier League.

O campeão Manchester City contou com quatro brasileiros no seu elenco. Ederson e Fernandinho foram titulares absolutos. Danilo e Gabriel Jesus participaram durante toda a temporada, como opção de Pep Guardiola. Destaque total para o volante Fernandinho que, desde 2013 no clube, já possui mais de 270 partidas com os Citizens. É peça chave no esquema de Guardiola. 

Já o Liverpool – campeão europeu e vice na Premier League – possui três brasileiros: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino. Todos com ótima participação na temporada, porém, o destaque é o goleiro Alisson que, em 38 partidas no campeonato nacional, em 21 vezes não foi vazado pelo ataque adversário.Na sua primeira temporada pelos Reds foi um dos destaques da competição.

Terceiro colocado do inglês, nos últimos anos o Chelsea sempre apostou no futebol brasileiro para melhorar o nível de seu elenco. David Luiz e William já possuem grande histórico de conquistas pelos Blues. Neste ano se juntou a eles o volante Jorginho, jogador de confiança do, agora, ex-técnico Maurício Sarri. Os jovens Emerson Palmiere e Lucas Piazon pouco apareceram como opção.

Outros destaques

Na edição 2018/2019 da Premier League também não podemos esquecer de três atacantes brasileiros que, por alguns momentos, brilharam na competição.

Lucas Moura

Em sua primeira temporada completa pelo Tottenham, o atacante Lucas Moura foi o 12º jogador de Maurício Pocchetinno. O ex-PSG disputou 31 na Premier League e anotou dez gols.

Felipe Anderson

Contratado pelo West Ham da Lazio, Felipe Anderson não sentiu a pressão e fez um bom início de competição. Mas no decorrer da competição caiu de rendimento, assim como toda a equipe e, em 33 partidas, anotou nove gols.

Richarlisson

Por último listamos o atacante Richarlisson. Após primeira temporada com destaque no Watford, foi contratado pelo Everton e, em 35 partidas na Premier League, marcou 13 gols. 

Todos devem estar na temporada 2019/2020 e ficaremos de olho no rendimento de cada um!

Também atuaram pela Premier League os brasileiros: Bernardo, Gomes, Fred, Andreas Pereira, Bernard, Kenedy e Leo Bonatini.

Quem chega para a temporada atual?

Dois novos jogadores brasileiros foram contratados até aqui para a nova temporada da Premier League. Aqui uma breve análise sobre cada um deles.

Gabriel Martinelli

O atacante chega do Ituano, pequeno clube do interior de São Paulo, diretamente para o gigante Arsenal. Aos 18 anos teve uma negociação estimada em 7 milhões de libras (algo em torno de R$ 28 milhões). Deve ter poucas oportunidades no estrelado elenco dos Gunners.

Douglas Luiz

Volante contratado em 2017 pelo Manchester City após se destacar no Vasco da Gama, nas duas últimas temporadas esteve emprestado para o Girona, da Espanha. Aos 21 anos acerta sua ida para a maior liga do mundo, com o Aston Villa, por 15 milhões de libras (R$ 70 milhões). Porém, deve ter acertado algo sobre prioridade de compra com o City caso o jovem venha a se destacar.

E ai, gostou do nosso artigo sobre os brasileiros na Premier League? Então deixa seu comentário e sugestões de pauta!

Foto crédito: Facebook.com/mancity