Marta vai se aposentar da seleção após a Copa do Mundo - Foto: Thaís Magalhães/CBF
Seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta é um dos maiores símbolos do futebol feminino não só brasileiro, como mundial. Sempre que se ouve sobre a seleção brasileira feminina, é natural associar ao seu nome. Afinal, a camisa 10 já é uma lenda.
Porém, essa história está perto de um final. A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia, marcará os últimos jogos da rainha com a amarelinha.
👑 Jogadora confirmou que irá se aposentar da seleção!
No último amistoso preparatório, quando o Brasil venceu o Chile por 4 a 0, foi o último jogo de Marta em solo brasileiro com a camisa da seleção, já que a atleta de 37 anos confirmou que irá se aposentar após o Mundial.
Em entrevista a Fifa, ela falou sobre “perder espaço” no momento atual da seleção, inclusive, com a titularidade da Rainha estar em risco na sua 6ª edição em Copas do Mundo.
Ela terá um novo papel neste Mundial Feminino, porém com uma experiência que nenhuma outra seleção na disputa tem. Já que Marta é uma jogadora única e quer encerrar a passagem na seleção com um título de Copa do Mundo.
🗓️ Números de Marta na seleção brasileira
Até aqui, Marta já realizou 180 jogos com a camisa da Seleção Brasileira. Foram 119 gols anotados, uma média de 0,66 por partida disputada. Dessa forma, ela é a maior goleadora (inclusive entre homens e mulheres), já que Pelé, segundo da lista, soma 95 gols.
Em Copas do Mundo, até o início da edição de 2023, são 17 gols em 20 jogos. Também a maior artilheira entre homens e mulheres da história, na frente do alemão Miroslav Klose, que soma 16 gols.
A 9ª edição da Copa do Mundo feminina vai acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Porém, a seleção brasileira de Marta entra em campo no dia 24 de julho!
Confira aqui tudo sobre os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2023.