Copa América 2020: Argentina e Colômbia vão sediar

Copa América 2020: Argentina e Colômbia vão sediar próxima edição

Mudança para anos pares vai acompanhar a Eurocopa

Em março de 2017 a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) propôs que a Copa América ocorresse em anos pares a partir de 2020. Dois anos depois, em março de 2019, se confirmou que o torneio será repetido na próxima temporada com Argentina e Colômbia como as sedes.

Com o ajuste de calendário, o torneio passa a ser disputado de quatro em quatro anos (2020, 2024, 2028…) simultaneamente com a Eurocopa.

Além disso, a confederação planeja 16 países nos próximos torneio, com os dez membros da América do Sul e convidados de todo o mundo – como campeões e vices da África e da Ásia, além dos sempre convidados Estados Unidos e México.

Dois grupos: divisão por zonas

A 47ª edição da Copa América vai acontecer entre os dias 12 de junho e 12 de julho, em dois países, numa situação que não acontecia desde 1983 quando o torneio não tinha sede fixa.

E até aqui, o que temos de concreto além da complicada logística pela distância entre Argentina e Colômbia, é que a competição vai contar com 12 seleções, com seis seleção em cada uma das sedes.

A divisão por zonas é para facilitar o acesso geográfico dos torcedores, já que cada grupo foi dividido de acordo com a sua localização.

No Norte a Colômbia será a responsável por receber as equipes de Brasil, Equador, Peru, Venezuela, a própria Colômbia, e uma seleção convidada de outro continente.

Messi jogando na seleção argentina

Já no Sul, a anfitriã Argentina estará no mesmo grupo de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, além de outra seleção convidada.

Regulamento

O novo formato do torneio vai aumentar o número de partidas. Na atualidade são disputadas 26 e, a partir de 2020, terá 38 jogos em toda a competição.

Cada seleção vai atuar pelo menos cinco vezes, ao contrário das três no regulamento atual. E as quatro primeiras seleções de cada grupo avançam para a próxima fase, que terão quartas de final, semifinal e a final.

Ainda não foi divulgado se a decisão da Copa América 2020 será na Argentina ou Colômbia.

Onde o Brasil vai jogar?

O Brasil pertence ao grupo da Zona Norte, por isso as primeiras cinco partidas da seleção canarinho vai acontecer na  Colômbia.

Entretanto, se a seleção brasileira prosseguir na competição, ainda não está definido onde e como será a continuidade das seleções e em qual sede.

Mas a Copa América 2020 não seria nos EUA?

A relação entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), não é das mais amigáveis.

As duas organizações já tiveram várias divergências  no passado e durante o planejamento para a Copa América 2020 não foi diferente.

Era o desejo da CONCACAF que os EUA participassem da Copa América, ainda que como organizador, como aconteceu em 2016, no Centenário da competição. A CONMEBOL rejeitou o convite e escolheu Argentina e Colômbia como sedes.

A confederação sul-americana preferiu manter seu maior evento esportivo em seu território para valorizar o  continente e as seleções sul-americanas.

Também já informou que convidou algumas seleções integrantes da CONCACAF para as próximas edições.

Quando acontece o sorteio?

Ainda não há uma data definida para se realizar o sorteio da próxima Copa América, que vai acontecer entre os dias 12 de junho e 12 de julho.

O sorteio geral das partidas, e local de cada jogo, deve se realizar após o término da competição deste ano, que inicia no próximo dia 14 de junho, no Brasil.

Como comprar os ingressos?

Ainda não há a disponibilidade para compra dos ingressos da Copa América 2020, que vai acontecer em duas sedes – Argentina e Colômbia.

Mas como é de praxe, assim que os sorteios dos confrontos e locais forem finalizados, a CONMEBOL disponibiliza um site para a compra dos tickets.

A Copa América 2020 promete ser um grande evento, com diversas novidades, para valorizar a competição e mexer com todo o continente.

Aguardemos mais informações!

DEPOSITE E GANHE ATÉ R$500 EM BÔNUS DE APOSTAS!
EU QUERO