Ferroviário de Maputo repudia arbitragem de elite de Alvação e Afito

O jogo Baía de Pemba - Ferroviário de Maputo continua a fazer correr muita tinta, não apenas por ter sido a terceira derrota dos “locomotivas” de Maputo no Moçambola 2024, mas, sobretudo, pelas incidências do jogo que culminaram com fortes contestações à arbitragem de Paulo Afito que prosseguem, inclusive, nas redes sociais.

Com efeito, a arbitragem de Paulo Afito ( que é da Comissão Provincial de Árbitros de Nampula), que teve como 1º auxiliar Nelsa Jeque e 2º Auxiliar: Macário Gaveto (ambos de Nampula), conta do ainda como 4º árbitro Chabane Wissu – (de Cabo Delgado) e Hamito Romão (Assessor dos Árbitros) teve muitas situações que deixaram os “locomotivas” com os nervos à flor da pele, motivando a submissão de uma carta de repúdio à Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF).

O Ferroviário de Maputo queixa-se do facto de o árbitro e o 1º auxiliar terem tirado um golo limpo assinalado por Amâncio “Neymar” Canhemba por um fora-de-jogo que aos olhos dos “locomotivas” não existiu. Aliás, as imagens televisivas desse lance circulam nas redes sociais suscitando muitos comentários críticos a actuação da equipa de arbitragem.

Elephant Bet MZ - Welcome Bonus

Por outro lado, na sua nota de repúdio os “locomotivas” denunciam a atitude do árbitro que permitiu o anti-jogo do adversário caracterizado por agressões sucessivas aos seus atletas, para além de ter passado largos períodos a intimidar os componentes do banco técnico da equipa que de verde-e-branco.

O Ferroviário de Maputo refere que a equipa de arbitragem cometeu “um erro gravíssimo de avaliação e de interpretação às leis do jogo, pois impediu a realização da substituição no terceiro momento conforme o previsto no comunicado oficial nr° 07/FMF/D/2024, transcrições sob a lei de jogo, lei 3 substituições”, sendo que o “quarto árbitro e o Delegado do jogo, Chabane Wissu e Saha Saíde fizeram mea-culpa, alegando reconhecer o erro inicial que impediu a realização da substituição”, denunciando ainda que “o Delegado do jogo, Sr. Saha Saíde,apelou ao delegado do Ferroviário de Maputo para não reportar o episódio negativo ocorrido, em defesa da equipa de arbitragem na cabine dos árbitros”.