Todo Trader Esportivo precisa entender sobre o “Princípio da Incerteza”

Hoje irei trazer um tema que todos deveriam aprender antes de começar a trabalhar com as apostas esportivas. Antes de começar a investir o seu dinheiro saiba o que é o “princípio da incerteza”.

Para iniciar um questionamento. Como você pode ter certeza de resultados positivos se tem que acreditar na incerteza? É meio confuso não acha? Mas o que é o tal do princípio da incerteza?

É que em cada trade, cada única operação “TUDO PODE ACONTECER”. E para dominar este princípio é necessário saber dos 4 pilares que regem esta teoria.

Vamos lá!

1º. Negociar sem medo (ou com excesso de confiança)

Negociar sem medo ou com excesso de confiança. Significa que quando você negocia sem medo, ou com excesso de confiança, pode ser bom para que consiga enxergar as oportunidades. Por outro lado pode ser muito ruim já que, quando operamos com muita confiança estará convicto de que seu trade será vencedor. Mas isso é o primeiro passo para o fracasso.

Quando acreditamos que o trade será vencedor, consequentemente não define o risco. Já que não acreditamos em outra situação de que a posição é que está correta. Não definir o risco é, de longe, o mais comum de todos os erros do trader.

Achamos que ele sabe o que vai acontecer a seguir. E a coisa mais difícil é contrariar a própria mente. E ela diz que está certo deixa de haver risco.

2º. Valor esperado positivo

O segundo pilar é que “para ganharmos dinheiro não precisamos saber o que vai acontecer a seguir”. É o que chamamos de valor esperado positivo, EV+.

Se você trabalha com uma metodologia EV+ não importa o que aconteça no trade seguinte, você sabe que será rentável quando se atingir um bom volume de trades. Isso independente do resultado de cada um. Você sabe que terá ROI+ (Retorno sobre o investimento positivo).

3º. Distribuição aleatória de lucros e perdas

O terceiro ponto importante é que existem uma imensa distribuição aleatória de lucros e perdas. Além de um conjunto de variáveis que define uma oportunidade. E para concluir o terceiro pilar é necessário saber o que é uma oportunidade, e este será o nosso 4º e último pilar.

Entre no Grupo de Whatsapp!

4º. O que é uma oportunidade?

Oportunidade não é mais do que uma probabilidade maior da ocorrência de um acontecimento do que do outro. Podemos usar como exemplo ao jogarmos uma moeda para o alto, você sabe o que vai acontecer quando ela cair no chão? Não. Mas sabe que a probabilidade é de 50% para cada lado.

E se, cada vez que cair cara, eu ganhar R$110 e cada vez que cair coroa eu perder R$100, eu preciso me preocupar com qual lado ela vai cair em um universo infinito de oportunidades? Não. Eu sei que no longo prazo eu vou ganhar dinheiro, independente do que aconteça na próxima vez que a moeda cair.

É isso que as pessoas precisam entender sobre o princípio da incerteza. Saber que o mercado é neutro e não está lá para favorecer nem A nem B. E sim sabermos que TUDO PODE ACONTECER.

Gustavo Bicalho é apostador profissional. Famoso por ter sido ranqueado em 1º lugar no Cartola Brasil, é uma máquina de ganhar dinheiro operando em Back no Primeiro Tempo!